O 5º Simpósio SAE Brasil de Simulações Numéricas foi bastante agitado para a Vibroacustica. Em parceria com a Brüel & Kjær, preparamos a demonstração do NVH Simulator e do Sonoscout. Nosso colaborador Edmar Baars fez uma apresentação institucional da Vibroacustica e o Engenheiro Frederico Moura, da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), apresentou os resultados da parceria com a Vibroacustica.

 

NVH Simulator

Montamos o sistema NVH Simulator, onde os participantes puderam dirigir e principalmente ouvir veículos durante testes de rodagem.

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O NVH Simulator permite

  • Dirigir um veículo virtual em fases do projeto anteriores ao primeiro protótipo físico.
  • Reduzir drasticamente o tempo para executar diferentes testes.
  • O banco de dados permite que um veículo sempre esteja disponível para teste, independentemente das condições climáticas, etc.
  • Aumenta a confiança  do processo de tomada de decisão em NVH, onde um parecer final é dado não apenas olhando-se um número ou um espectro de ruído, mas também ouvindo o veículo em condições reais de uso.
  • Utilizar dados de simulações numéricas que, em conjunto com método de SPC (Source Path Contribution), torna possível avaliar o impacto da modificações do projeto de componentes no ruído do veículo.

 

Sonoscout

Disponibilizamos para demonstração um sistema de gravação Sonoscout, que é ultra-portátil (bateria) e com múltiplos canais. Permite a gravação e validação em tempo real com simples toques em uma tela multi-toque. O Sonoscout mostra continuamente informações do teste como sinal do tacômetro e espectros de ruído e vibração para maximizar a confiança durante a realização dos testes.
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A Vibroacustica como uma plataforma de desenvolvimento tecnológico

Nosso colaborador Edmar Baars falou sobre a suas experiências e um breve histórico tanto na área de simulações numéricas quanto na experimental. Traçou um paralelo entre o que era possível fazer no passado, com workstations Silicon Graphics, e o que é possível hoje com equipamentos que custam uma fração do preço. Também relembrou das medições de ruído e vibração de anos atrás, quando um experimento de poucos canais envolvia vários quilogramas de equipamentos, e hoje uma medição com até 12 canais, portátil (bateria), envolve 2 kg de equipamentos (módulo de aquisição e sua bateria, além de um iPad).

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Frederico Moura, da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), falou sobre SPC/TPA

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O Engenheiro Frederico Moura, da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), apresentou detalhes do trabalho realizado em parceria com a Vibroacustica, onde o método de SPC (Source Path Contribution) está sendo usado não apenas como uma ferramenta de diagnose, mas também com um poderoso recurso utilizado nos estágios iniciais dos projetos.

 

Agradecimentos

A Vibroacustica gostaria de agradecer aos seus colaboradores Diego Willian e Suelen Ribeiro, ao Denison de Oliveira e Dave Bogema, da Brüel & Kjær, ao Frederico Moura, da FCA, e à SAE Brasil Seção Regional Paraná e Santa Catarina, pela execução bem sucedida deste evento.