A simulação é um processo fundamental usado na engenharia para avaliar ou predizer o comportamento de um sistema em uma dada situação. Pode ser feita de várias formas: em um passado anterior aos computadores, era realizado através de soluções analíticas. Com o surgimento dos computadores, o processo de simulação teve uma evolução gigantesca. Isso porque foram criados os sistemas CAD, CAE e CAM, gerando uma revolução no que agora chamamos de simulação numérica.
Atualmente é impossível pensar em engenharia sem as ferramentas de simulação computadorizada ou numérica, ou engenharia virtual. A aplicação das tecnologias de CAD e CAE reduzem drasticamente os tempos e o custo para solução de problemas, projetos de componentes e produtos, além de aumentar a qualidade.
Ou seja, é um protótipo virtual. Por exemplo: imagine um veículo virtual, no qual por simulação podemos avaliar estabilidade, segurança, ruído, consumo etc antes da fabricação de um protótipo físico. Na Fórmula 1, todo o projeto aerodinâmico é feito por simulação numérica CFD, de forma a emular um túnel de vento.
Esta é a mesma tecnologia utilizada aqui na Vibroacústica. Temos profissionais especializados em diversos tipos de análise, com resultados comprovados para empresas de diversos setores. Neste texto, você entenderá em detalhes como diferentes tipos de simulação por computador podem facilitar o andamento de seu projeto de engenharia.
O que é a simulação para engenharia
A simulação numérica faz parte dos processos de engenharia assistida por computador. Em outras palavras, trata-se do uso de softwares para simular desempenho e validar e otimizar componentes. Os seus benefícios para a engenharia não são assunto recente: este artigo, de 2001, a descreve como uma técnica eficiente para solução de problemas:
“A simulação consiste da emulação de uma situação real, a partir de um modelo, que por sua vez corresponde a uma representação simplificada da realidade. Simulação é um processo de experimentação com um modelo detalhado de um sistema real, para determinar como o sistema responderá a mudanças em sua estrutura, ambiente ou condições de contorno. Um modelo bem construído auxilia a encontrar as respostas às questões importantes e, portanto, torna a simulação uma técnica útil e poderosa para a solução de problemas”.
Um de seus principais objetivos é solucionar problemas ainda na fase de desenvolvimento do projeto. Assim, antes mesmo da fabricação dos primeiros protótipos, é possível entender como determinadas estruturas se comportam e se correlacionam.
Ou seja, problemas ocasionados por falhas de conceito podem ser solucionados com maior agilidade. Do mesmo modo, é possível sugerir melhorias de desempenho de componentes. Em síntese, produtos desenvolvidos com apoio de simulação computadorizada têm confiabilidade e durabilidade.
Os benefícios da simulação para engenharia
A aplicação das ferramentas de CAD, CAE e CAM geram grandes vantagens para as empresas e oferecem também ganhos técnicos para os projetos realizados. Pode-se sintetizar a questão em torno de aumento de produtividade; redução de tempo de execução e entrega; e acréscimo de qualidade em produtos.
Entre os benefícios, estão:
- Maior confiabilidade e durabilidade
- Agilidade em validações estruturais
- Melhoria no desempenho
- Eliminação de testes físicos de tentativa e erro
- Redução no número de protótipos
- Aumento de competitividade
- Diminuição em prazos de lançamentos
As simulações abrangem uma série de áreas, como análises de CFD, FEA, MES, MDB, entre outras!
Em nossa página de portfólio, você pode ver alguns detalhes das análises desenvolvidas para parceiros em indústrias automotivas, de óleo e gás, e refrigeração. Foram desenvolvidas análises para compressores, testes de ruído em automóveis e simulações CFD, nas quais tivemos êxito em antever e solucionar problemas ainda na fase de projeto.
Continuem acompanhando nosso blog e nossas mídias sociais para mais atualizações sobre nossos projetos!