Os compressores herméticos são usados em várias aplicações para refrigeração, em especial a refrigeração doméstica. Aparelhos de ar condicionado e refrigeradores são exemplos de equipamentos que usam este tipo de compressor.
Este texto responde às principais questões sobre o assunto, segundo o Google: como funciona, quais suas aplicações, suas vantagens e as diferenças para outros tipos de compressor.
Quais as diferenças entre compressores herméticos e compressores semi-herméticos?
Esta é a principal pergunta sobre compressores herméticos no Google. Basicamente, a diferença está na construção do sistema.
Um compressor hermético tem motor e compressor selados na mesma carcaça. Assim, é impossível acessar os componentes de forma isolada.
No compressor semi-hermético, motor e compressor também estão na mesma carcaça, mas o sistema pode ser aberto.
Para entender melhor, vejamos o funcionamento do compressor hermético na prática.
Como funciona um compressor hermético?
Como um sistema hermético usa a mesma carcaça para o compressor e o motor, a unidade fica compacta e fácil de transportar e manusear.
A carcaça é composta por partes de aço soldadas. Isto é feito para proteger os componentes e isolar motor e compressor de possíveis danos, como infiltrações ou poeiras.
Pela mesma razão, não há vazamento de fluido refrigerante para o exterior.
As principais partes de um compressor hermético são:
- Motor;
- Mufla de sucção
- Linha de descarga;
- Cabeçote;
- Pistão;
- Cilindro;
- Eixo.
Pelo modo de construção do compressor hermético, caso algum destes componentes apresenta problema, precisa trocar todo o sistema. Afinal, como o compressor é hermeticamente selado, é impossível acessá-las individualmente.
Onde compressores herméticos são usados?
Em geral, compressores herméticos são usados em refrigeração doméstica, em condicionadores de ar ou refrigeradores de até cerca de 30 kW de potência.
Alguns exemplos práticos de aplicação são:
- Refrigeradores domésticos;
- Condicionadores de ar de janela;
- Condicionadores de ar split;
- Freezers domésticos;
- Unidades de ar condicionado ou refrigeradores de pequena capacidade em geral.
Quais são as vantagens dos compressores herméticos?
As principais vantagens dos compressores herméticos são:
- Facilidade de manuseio do equipamento. Como os componentes ficam dentro de uma carcaça selada, não é necessário (e nem possível) desmontar o equipamento para transportá-lo.
- Imunidade a vazamentos. Não há espaço para vazamento de gás ou líquido.
- Não requer lubrificação externa.
- A instalação é simples, já que se trata de um único componente. Além disso, mufla de sucção e linha de descarga são disponibilizadas externamente.
- Longa vida útil. Como os principais componentes estão inteiramente protegidos pela carcaça, eles têm grande duração – cerca de 5 a 7 anos. Depende de como o compressor é usado, por isso vale a pena confirmar a validade com o fabricante antes da compra.
- Baixos níveis de ruído e vibração.
Quais são as desvantagens?
As principais desvantagens dos compressores herméticos são duas:
- Quando um componente falha, é necessário trocar todo o compressor. Caso motor, cilindro ou pistão apresentem problema, não é possível substituí-los, por causa da carcaça selada.
- Dificuldade geral de manutenção. As partes móveis são de difícil acesso, sendo necessário quebrar as soldas ou substituir o compressor por inteiro. Por isso tem casos em que é mais barato simplesmente trocar tudo mesmo.
Apesar destas desvantagens, os compressores herméticos são amplamente usados na refrigeração doméstica ao redor do mundo. Por isso, a Vibroacustica contribui em diversos projetos para torná-los mais eficientes, especialmente no que diz respeito à redução de ruídos.
Caso queira conhecer mais sobre este tipo de serviço prestado por nossos especialistas, entre em contato através do botão abaixo!
Especialistas em NVH
A Vibroacustica é especializada em análises e simulações de NVH em diversas áreas, além de ter expertise em projetos de compressores para clientes nacionais e internacionais.