Os pneus de veículos elétricos não são iguais aos de carros com motor a combustão. Uma série de fatores os obriga a serem diferentes dos convencionais, desde o ruído até o peso.
Este texto fala das principais diferenças, com enfoque para as questões de ruído e vibração. Afinal, esta é a nossa expertise, aqui na Vibroacustica.
Quais são as diferenças entre pneus de veículos elétricos e carros com motor de combustão interna?
A estrutura básica dos pneus é a mesma. Ambas contam com talões, camada estanque, banda de rodagem, por exemplo.
No entanto, ao fabricar pneus para veículos elétricos, os fabricantes precisam lidar com condições que não existem em carros com motor à combustão. Segundo Ian Coke, analista de qualidade na Pirelli, estas são as principais:
- Peso: carros elétricos são mais pesados, então a composição dos pneus de veículos elétricos é pensada para suportar mais carga.
- Aderência: o torque dos carros elétricos é imediato. Por isso, para obter bom desempenho na estrada, precisa de mais aderência, o que não é possível com o mesmo tipo de pneu de carros com motor de combustão.
- Ruído: em geral, carros elétricos são mais silenciosos. Por isso, o ruído dos pneus fica mais notável, então precisam ser otimizados.
Por que os carros elétricos precisam de pneus especiais?
As três características acima implicam em necessidades diferentes para os pneus. Elas estão entre as prioridades da Pirelli no desenvolvimento de pneus específicos para veículos elétricos.
Por causa do peso considerável e da aceleração mais rápida, os pneus precisam de menor resistência ao rolamento. De forma prática, a otimização da resistência permite uma direção mais suave.
Isso implica em construções mais fortes e no uso de borrachas mais robustas na fabricação. Portanto, de modo geral, pode-se dizer que os pneus de veículos elétricos precisam ser mais fortes. Caso contrário, tanto a dirigibilidade quanto o desempenho ficam prejudicados.
Outro ponto importante dos pneus de veículos elétricos é o ruído. Em carros de motor a combustão, o barulho do pneu contra o asfalto fica mascarado pelo som do motor.
Esses e outros componentes que emitem ruídos não existem nos carros elétricos (EV, electric vehicle). Afinal, eles são movidos a energia elétrica. Portanto, o som dos pneus fica muito mais evidente em um EV.
Deste modo, os pneus precisam ser otimizados para emitir o mínimo de ruído possível. Uma solução encontrada pela Pirelli foi o uso de um material de absorção de som colocado dentro do pneu. Ele atenua as ondas sonoras que seriam transmitidas para o interior do veículo.
Em termos de engenharia, são realizados inúmeros testes e simulações para otimizar os níveis de ruído. Inclusive, realizamos este tipo de trabalho aqui na Vibroacustica, em uma área de testes dedicada.
Através de equipamentos específicos, e de muito conhecimento teórico para montar e interpretar as simulações, conseguimos entender de que maneira os pneus emitem som, e como é possível melhorar a performance.
Para conhecer mais detalhes sobre as fontes de ruído dos veículos elétricos, leia este artigo do blog da Vibroacustica.