Motores elétricos não são apenas melhores para o meio-ambiente, mas também são mais silenciosos do que os motores de combustão. Isso cria alguns desafios para engenheiros especializados em acústica, que precisam encontrar novas tecnologias e estratégias para redução de ruído em veículos elétricos.
Isso porque como os motores são mais silenciosos, outros ruídos do veículo ficam ainda mais evidentes no interior dos carros elétricos, como o compressor do ar condicionado, o escoamento do ar ao redor do veículo, o escoamento do ar nos dutos de ventilação e o contato dos pneus com o asfalto.
Até o barulho da chuva e o de fechamento das portas pode se tornar um incômodo! Reduzir ou melhorar a qualidade desses ruídos é muito importante para aumentar o conforto na hora de dirigir e também para a segurança de pedestres e ciclistas.
Portanto, engenheiros de todo o mundo desenvolvem diversas simulações e testes para controlar os níveis de ruído.
As fontes de ruído
Nos veículos com motor à combustão, existem ruídos derivados dos próprios componentes internos, como tanques de combustível ou sistema de exaustão. Estes (e outros) componentes não existem nos veículos elétricos. Mas, em contrapartida, agora há outros tipos de ruídos.
Por exemplo, os ruídos dos pneus em contato com a estrada, do vento, ou de componentes elétricos não eram relevantes (ou não existiam) nos automóveis com motor à combustão, mas interferem na experiência de dirigir um carro elétrico.
Por isso, as estratégias de redução de ruído em veículos elétricos passam por compreender quais são estes ruídos e em como eles são percebidos no interior dos veículos.
Motor elétrico
Embora sejam mais silenciosos, os motores elétricos não são 100% livres de ruídos. Existem componentes, como por exemplo inversores e conversores de corrente. Portanto, pesquisadores de NVH precisam desenvolver estratégias para tornar os motores eficientes e com baixos níveis de ruído.
Dispositivos auxiliares
Dispositivos elétricos operam ar condicionado, aquecedores, janelas, entre outras funcionalidades. Todas resultam em vibrações e influenciam no nível de ruído.
Ruído de pneus e da estrada
Embora o motor faça barulho, o principal desconforto que motoristas e passageiros podem sentir vem do ruído das próprias ruas. E se o carro estiver mais rápido, o barulho aumenta.
A ausência de outros sons e a estrutura dos veículos elétricos tornam esse som mais evidente. Por exemplo, a distribuição de peso do veículo pode fazer o ruído da rua ficar mais evidente dentro do carro.
Para reduzir estes ruídos, é necessário investir em pesquisas sobre a tecnologia dos pneus, suspensões e outros componentes do interior e exterior do veículo. O principal desafio é fazer isto sem acrescentar custos ao produto final.
É neste momento que as simulações, testes numéricos e avançados se mostram benéficos para os projetos da indústria de EV. Com estas ferramentas, é possível reduzir custos finais do projeto, já que pode-se antecipar resultados sem a necessidade de realizar testes físicos.
Redução de ruídos e segurança nas ruas
Além destas questões, os engenheiros também precisam se preocupar com a segurança de pedestres nas ruas. Afinal, carros silenciosos demais podem ser preocupantes para pedestres, já que a audição é um sentido muito importante na hora de atravessar uma rua, por exemplo.
Por isso, as montadoras já realizam estudos sobre quais ruídos externos podem sinalizar para quem está na rua, sem que isso prejudique o conforto dos motoristas e passageiros.
Uma alternativa interessante, de acordo com algumas empresas do segmento, é investir em sistemas de cancelamento de ruído para o interior de veículos.
O que é cancelamento de ruído
Já colocou um fone de ouvido que bloqueou completamente o som de fora? Este é o cancelamento de ruído. É uma tecnologia que bloqueia os barulhos que vêm de fora.
Existem projetos para estudar o cancelamento de ruídos no interior de veículos elétricos. Assim, quem está dentro do carro não se distrai com os ruídos emitidos por “componentes externos”, como o motor ou os pneus, e pedestres podem ouvir os carros se aproximando.
De todo modo, não existem soluções definitivas, mas melhorias que são feitas de acordo com as necessidades de cada projeto e dos diferentes mercados. Fato é que o isolamento e a redução de ruídos são muito importantes para o futuro da indústria crescente de veículos elétricos.
Especialistas em NVH
A Vibroacustica é especializada em análises e simulações de NVH em diversas áreas, além de ter expertise em projetos de compressores para clientes nacionais e internacionais.