Vibroacustica: conheça nossa história

sexta-feira, nov 05
engenheiro edmar baars segura um protótipo em frente a uma mesa com um computador e dois monitores, na antiga sede da vibroacustica

A Vibroacustica nasceu com foco em acústica e vibrações, mas desde então se expandiu para oferecer um rol completo de soluções em engenharia mecânica para diversos segmentos de mercado diferentes.

Neste texto, apresentaremos a história completa desta evolução, desde as primeiras reuniões no apartamento de um dos sócios até a mudança para um parque industrial completo.

A ideia de empreender 

A Vibroacustica iniciou suas atividades em 2010, composta por três sócios. Dentre eles, apenas Edmar Baars permanece na empresa.

Edmar foi bolsista em diversos laboratórios diferentes na Universidade Federal de Santa Catarina durante a graduação. 

Entre os projetos dos quais participou, estavam um software para simular ruído no interior de galpões industriais, desenvolvimento de projetos para caixas de som, e modelos de simulações para o satélite construído em parceria entre Brasil e China. 

Depois, concluiu a pós-graduação e começou a trabalhar na Embraco, empresa de referência em refrigeração. Permaneceu na empresa até 2010, no cargo de gestor de desenvolvimento. 

A ideia de empreender e criar soluções para problemas específicos na indústria automotiva já existia, então é neste período que surge a Vibroacustica. 

Os primeiros anos

Através de sua rede de contatos, os engenheiros da Vibroacustica fecharam um projeto com a Fiat, seu primeiro grande cliente, para desenvolvimento de materiais para isolamento acústico em automóveis. 

As primeiras reuniões, inclusive, aconteceram no apartamento de Edmar, já que a empresa ainda não tinha tanta infraestrutura. 

Naquela época, os primeiros testes eram realizados em um box de 50 m² em um kartódromo, e eventualmente no Campo de Testes da Randon (que hoje é parceira da empresa).

Por questões logísticas, a empresa mudou-se de Joinville para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para uma casa com cerca de 150 m².

O quadro de sócios também começa a mudar: permanece Edmar Baars e, em 2012, entra Celso Kenzo Takemori, profissional com muita expertise em simulações. 

É neste momento que as atividades da empresa começam a se expandir: além do setor automotivo, começa a trabalhar também com o mercado de refrigeração e compressores. 

Posteriormente, entra também nos mercados de óleo e gás e, com o passar dos anos, segue desenvolvendo soluções para outras áreas.

Hoje, a Vibroacustica se caracteriza pela oferta de serviços e soluções completas para engenharia mecânica.

A volta para Joinville

Em 2013, a empresa retornou para Joinville, para uma casa de cerca de 220 m², onde ficou até 2021.

Nesta época, caracteriza-se o investimento de receitas em compra de equipamentos, resultando em uma infraestrutura moderna e adequada para a realização de diversos tipos de testes.

Durante o período, várias pessoas passaram pela empresa, desde engenheiros até estagiários. Outro marco foi o contato maior com o mercado de refrigeração, especialmente devido ao impacto de crises políticas e econômicas do Brasil no setor automobilístico.

É neste momento que surgem também os primeiros trabalhos internacionais, em parceria com uma empresa chinesa de refrigeração. 

O momento atual 

A nova fase da Vibroacustica está sendo construída no Parque Industrial Perini, onde a empresa tem uma estrutura completa, com 610 m²! Uma evolução gigante comparando com o box no kartódromo de Joinville.

Além de todos os equipamentos adquiridos nestes pouco mais de 10 anos de atuação, a empresa também conta com quatro salas para o desenvolvimento de projetos, incluindo uma sala de testes com câmara acústica. 

Nesta nova fase, a empresa também pretende aumentar o portfólio de serviços (que já é bastante amplo).

Atualmente, a Vibroacustica desenvolve soluções em vibrações e acústicas, termodinâmica, testes estruturais, análises de dinâmica de rotores, fluidodinâmica, entre outras.

A ideia é entrar também nas áreas de durabilidade, confiabilidade e análises estruturais. Para tanto, conta com parcerias estratégicas, como a Brüel & Kjær, referência em equipamentos para testes em acústica, e a Randon, onde ainda realizamos alguns testes com nossos equipamentos.

Caso queira acompanhar de perto os próximos passos desta história, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Instagram e no LinkedIn.

Especialistas em NVH

A Vibroacustica é especializada em análises e simulações de NVH em diversas áreas, além de ter expertise em projetos de compressores para clientes nacionais e internacionais.

NVH specialists

Vibroacustica is specialized in NVH analysis and simulations in several areas, in addition to having expertise in compressor projects for national and international customers.

Notícias Relacionadas

Conheça a nova sede da Vibroacustica

Conheça a nova sede da Vibroacustica

Já contamos a história da Vibroacustica aqui no blog, e agora estamos vivendo nosso mais novo capítulo: uma nova sede, com mais de 600 m² e amplo espaço para desenvolvimento de nossas soluções. Neste texto, apresentamos os novos espaços e alguns dos projetos que estão...